Indústria Farmacêutica, Farmoquímica, Indústria de Cosméticos e Veterinária
Um pouco mais sobre o assunto...
Um desafio na implantação da cultura organizacional é fazer com que os colaboradores realizem suas atividades da forma como a empresa espera.
Na maioria dos casos, novos colaboradores são treinados com seus pares mais antigos ou por superiores que passam de forma superficial suas atividades e o profissional acaba aprendendo no dia a dia e fazendo da sua própria forma.
A criação de um PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO (POP) é a melhor forma de estabelecer um padrão a ser seguido. Os novos colaboradores poderão ser treinados a partir do manual e os profissionais mais antigos tem um padrão a seguir para a execução de suas atividades.
O Manual POP é um documento onde são descritas com riqueza de detalhes todas as etapas dos processos internos da empresa, contendo também os documentos, formulários ou outros anexos que podem ser utilizados nas atividades e ilustrado com fluxogramas.
Uma documentação como essa é item obrigatório em auditorias de BPF.
Com POPs a empresa pode repor colaboradores com um risco baixíssimo de perda da sua cultura, desde que o POP seja executado.
A importância dos procedimentos operacionais
Toda empresa, seja ela de qualquer tamanho ou setor, que tenha a pretensão de crescer e se destacar no seu mercado de atuação deve buscar métodos para padronizar suas atividades e minimizar os riscos de erros ou falhas. Isso trará aspectos positivos tanto no que diz respeito à qualidade de produção e dos serviços ou produtos ofertados, quanto à proteção da organização como um todo.
Um dos métodos mais utilizados no meio corporativo para tal finalidade é a adoção do Procedimento Operacional Padrão. Trata-se de um tipo de documento que tem como finalidade expressar o planejamento das rotinas operacionais para chegar à perfeição e reduzir a ocorrência de falhas.
Quer saber melhor quais são as vantagens do Procedimento Operacional Padrão para o seu negócio? Então, veja aqui a importância dos procedimentos operacionais para a segurança da sua empresa e como ele pode oferecer uma maior eficiência para a sua equipe.
Determinar Processos
Como já dissemos, um dos principais objetivos dos documentos de procedimentos operacionais é, exatamente, o de expressar quais são os processos de cada uma das operações executadas. Nele devem ter as instruções claras e sequenciais das atividades, as especificações dos profissionais responsáveis por cada tarefa, quais são os equipamentos que devem ser utilizados e ainda o que não se deve ser feito.
Assim, ainda que ele seja visto como uma ferramenta de qualidade, olhando especificamente pela perspectiva da segurança empresarial, o Procedimento Operacional Padrão também é fundamental para minimizar consideravelmente o número de erros e variáveis e, caso aconteça alguma falha, fica muito mais fácil de identificar de onde está vindo o problema.
Estabelecer respostas
Ainda que os Procedimentos Operacionais Padrão tenham por objetivo evitar qualquer tipo de desvio nas atividades executadas e na linha de produção, algumas falhas ainda podem acontecer. Nesses casos, o Procedimento Operacional Padrão também deve oferecer direcionamentos sobre quais são as ações que precisam ser tomadas para corrigir eventuais erros e minimizar os possíveis prejuízos.
Facilitar o trabalho da equipe
Documentos como os Procedimentos Operacionais Padrão são instrumentos essenciais para garantir que os funcionários sigam o mesmo padrão de produção ou qualidade, independentemente do tempo de “casa”. Ao descrever minuciosamente como é feita a execução de cada atividade dentro da empresa e indicar o respectivo responsável, pelo o que é possível instruir os novos funcionários e certificar que logo nos primeiros dias eles acompanhem a mesma linha de trabalho do restante da equipe, sem perda da qualidade e atendendo as medidas de segurança necessárias.
Atender às normas e leis brasileiras
Hoje, existem diferentes órgãos regulamentadores das atividades exercidas por diferentes setores que determinam a utilização do Procedimento Operacional Padrão para assegurar os resultados esperados em cada tarefa executada. A Anvisa, por exemplo, regulamenta diversas resoluções, tais como a RDC Nº 17, que preveem a utilização do Procedimento Operacional Padrão para garantir a qualidade dos produtos e a segurança dos trabalhadores.
Tire suas dúvidas...
Após essa explanação sobre os Procedimentos Operacionais Padrão, temos a certeza que você entendeu a importância para sua empresa, porém, caso ocorra alguma dúvida, ou no interesse de contratar nossos serviços entre em contato conosco, será um prazer atende-lo.
Dornellas Consultoria - Direitos reservados